sexta-feira, 19 de maio de 2017

Neem - O milagre vindo da Índia



Nome sânscrito: Nimba

Nome Hindi: Nim


Nome botânico: Azadirachta Indica 

Nome em Inglês: Margosa Botanical

Nome Homeopático: Azadirachta Indica - Mother Tincture

Outros nomes: bead tree, holy tree, Indian lilac tree, nim tree, pride of China,  neem des Indes (French), lila de la India (Spanish)



Habitat: A árvore neem acredita-se ser originária do Sri Lanka, Índia, Paquistão e Burma.



O Neem é uma árvore indiana usada pelos indianos há mais de 2000 anos. Na Índia ainda é considerado até hoje, como uma "cura-tudo" ou uma "erva milagrosa" que pode curar a maioria das doenças. 
Na antiga língua indiana do sânscrito é conhecido como "nimba", que deriva da frase "nimbati swastyamdadati", que significa "para dar boa saúde".




A árvore também é conhecida na Índia como a "farmácia da aldeia", referindo-se a seus usos para tratar uma variedade de doenças e enfermidades. Na medicina indiana são produzidos mais de 600 remédios a partir do Neem
Além disso o Neem Indiano está começando a ser utilizado pelas indústrias cosméticas. Na Índia eles usam para tudo desde remédio para diabetes passando por repelente naturais até produtos como pasta de dente, shampoo e creme anti envelhecimento.


               Este vídeo da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia traz informações muito boas acerca do uso e aplicações do Neem.


A ciência moderna está realizando vários estudos a fim de compreender essa eficácia medicinal. Segundo artigo publicado pelo departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá e as literaturas a respeito dos efeitos farmacológicos e médicos observados no corpo humano pelos extratos das várias partes da planta de neem, mostram que é considerado eficiente na cura e prevenção de várias doenças. 


As folhas possuem atividades antissépticas, curativas, antiulcerativa, anti-inflamatória, hipolipidêmica, que age no controle dos níveis de glicose no sangue, e hepatoprotetora. Tal estudo aponta que os extratos das folhas de neem, aplicados no creme dental, reduzem a placa bacteriana e têm bons efeitos no tratamento de gengivites e periodontites.

O Neem também tem sido usado na agropecuária como inseticida natural e repelente seguro para humanos e animais. Seus derivados chegam a afetar mais de 400 espécies de insetos pertencentes às ordens Coleoptera, Deptera, Heteroptera, Homoptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera, Thysanoptera, Neuroptera, alguns aracnídeos e alguns fungos. 


Popularmente pode-se dizer que o uso do neem atua contra pernilongo (incluido o Aedes Aegypti), piolho, pulga e carrapatos. 





Indústria de cosméticos


Neem pode ser utilizado principalmente para a fabricação de sabão, xampu, óleo para os cabelos, tônico capilar e óleo fortalecedor para as unhas.


Química: o motivo de tantos benefícios



Após algumas pesquisas iniciais, em 1963 um cientista indiano examinou a fundo a química dos princípios ativos do Neem e descobriu, por meio de uma pesquisa com gafanhotos, um agente inibidor do impulso de ingerir alimentos. Desde então, as pesquisas acerca desse tema se intensificaram. Vários compostos foram isolados e caracterizados - a maioria deles de biogenética semelhante aos liminóides (azadiractina, meliantriol, salanin etc), princípios amargos encontrados também em outras espécies botânicas. De acordo com os dados divulgados pela organização Neem Foundation, as folhas novas da árvore de Neem  possuem propriedades curativas para feridas e sarna, pois produzem flavonóides, que contêm propriedades antibacterianas e antifúngicas, e nimbosterol. Os liminóides, afetam a fecundidade em moscas domésticas e na mosca do chifre e podem causar desordem hormonal nestes insetos impedindo sua proliferação.



Principais propriedades químicas das folhas


Possuem muitos componentes, incluindo proteínas (7,1%), hidratos de carbono (22,9%), minerais, cálcio, fósforo, vitamina C, caroteno e aminoácidos livres, como o ácido glutâmico, tirosina, alanina, ácido aspártico, glutamina, cistina e também ácidos graxos.




SUGESTÕES DE USO



ENVELHECIMENTO: O desejo mais comum de qualquer mulher é envelhecer graciosamente. É óbvio que a pele fica velha quando ficamos mais velhos e os sintomas mais imediatos são no rosto. Neem contém antioxidantes que combatem as mudanças ambientais externas a que somos expostos e que prejudicam tanto a nossa pele, tais como o excesso de sol, lâmpadas fluorescentes, poluição, etc.  Um dos antioxidantes encontrados são os Carotenóides que lutam contra os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele e debilidade geral do corpo humano. Também há os Ácidos graxos e vitaminas que dão vida às células dos tecidos principalmente o epitelial. Assim cuida de rugas e da elasticidade da pele.


PEDICULOSE(piolhos): Os piolhos são comuns entre as crianças da escola e é uma tarefa difícil para as mães lidar com isso. Neem é sempre melhor do que os produtos químicos que são usados comumente. Aplique pó de Neem diluído com um pouco de água morna e misturado em algum óleo vegetal, diretamente nos cabelos e deixe durante a noite. Lave-o de manhã com um xampu suave. O uso regular deste eliminará os piolhos permanentemente.


ESCABIOSE(sarna): O mesmo tratamento para pediculose pode ser usado para o corpo todo, menos em mucosas, partes íntimas, olhos.



CABELOS

Ponta Duplas, Fios Quebradiços e Frizz são reclamações constantes nos salões de beleza. Neem cuida dos seus cabelos e mais,  reduz frizz e repara pontas duplas. Ele também auxilia no crescimento do cabelo. 
Sugestão de uso: Dilua o pó de Neem em água morna e massageie todo seu couro cabeludo e cabelo. Deixe por uma hora e lave-o com um shampoo suave e condicionador. A aplicação regular vai hidratar o cabelo e vai reparar as cutículas danificadas além de diminuir o frizz.

Caspa e seborréia: Neem limpa o couro cabeludo e equilibra o nível de PH, que é o responsável pelo aumento ou diminuição da caspa. Você pode usar um xampu com um pouco do pó puro regularmente ou usar o Neem, diluído em água morna misturado a um creme neutro, por uma hora nos cabelos, uma vez na semana. Ele vai reduzir a queda de cabelo também.




Cabelo Saudável 








Este é o resultado final que todos nós queremos, não importa quais os produtos que temos usado. Um cabelo saudável é um sinal de corpo saudável.  Use Neem regularmente para experimentar essas mudanças.







Atenção: não indico o uso interno em hipótese alguma salvo se prescrito por médico ayurvédico. O uso externo deve acontecer apenas após um teste para verificar alergia, feito por colocar um pouco da mistura do pó diluido em água na parte de dentro do antebraço e aguardar 24 horas. Em caso de qualquer vermelhidão, coceira ou outra anormalidade seu uso deve ser descontinuado.

Para adquirir o pó ou óleo de Neem acesse:



Aprenda mais!!! Visite as fontes.

Fontes:
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/nim.html#.WSCdwevyvIU
http://www.hennaandindigo.com/main-products/Neem+Powder.php#Neem Powder
http://www.theayurveda.org/ayurveda/herbs/20-health-benefits-of-margosa-neem-tree/
https://thetruthaboutcancer.com/neem-tree-miracle/
https://www.herbal-supplement-resource.com/neem-benefits-side-effects.html
https://herbpathy.com/Uses-and-Benefits-of-Azadirachta-Indica-Cid1177

4 comentários:

  1. Posso usar qtas vezes por semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for usar externamente uma vez no maximo. Para uso interno deve-se seguir as recomendações do médico.

      Excluir
  2. Comprei por indicação de um guri índiano para limpeza do intestino, mas não sei como e TB pedi para não usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um medico pode dar a indicação correta mas em geral são 500mg para até 70kg de peso

      Excluir